LEI N° 6.162 - DENOMINA DE "CARLOS RENATO ALMEIDA DA SILVA" A PRAÇA LOCALIZADA NA RUA 1043 NO FINAL DO BLOCO 340 NO BAIRRO VOLTA GRANDE IV
Ativista e figura fundamental da luta por justiça socioambiental dos moradores do condomínio Volta Grande IV em Volta Redonda, CARLOS RENATO ALMEIDA DA SILVA, nasceu em Volta Redonda no dia 28/08/1956 vindo a falecer no dia 07/03/2022.
Participou do desenvolvimento do software para computador para deficientes visuais no Instituto Benjamin Constant denominado DOSVOX e CARTAVOX para leitura de e-mails, antes mesmo dos celulares possuírem tais funcionalidades.
Atuou durantes décadas na Comunidade e Paróquia Santo Agostinho, tendo sido coordenador de grupo de jovens e celebrante na igreja. Lutou por melhorias da Unidade Básica de Saúde do Bairro Volta Grande 4 como conselheiro gestor.
Junto com outros moradores comprometidos, fundou a Comissão de Voluntariado do Bairro Volta Grande 4 para lutar pela saúde dos moradores devido a montanha de escória depositado no Bairro além do subsolo contaminado pelo chorume, além de lutar na questão dos problemas estruturais dos imóveis entregue pela construtora e financiada pela Caixa Econômica Federal.
Carlos Renato era uma pessoa comprometida e generosa, que vai deixar muitas saudades. Sua trajetória de dedicação à causa da saúde ambiental diante da contaminação promovida pela CSN na localidade jamais será esquecida.